Afinal, com tanta tecnologia, automação e inteligência artificial, será que o contador vai ter espaço neste novo cenário? O que parece uma ameaça pode se transformar em oportunidades, isto se você contador começar a surfar esta onda, quer ver como? Para que os escritórios contábeis cheguem ao nível de fazer Contabilidade Digital, primeiramente eles terão que colocar a “casa em ordem”, ou seja, atualizar as contabilidades atrasadas, concorda? E como tem Escritórios com Balancetes atrasados né!!? Conseguiu sentir aí o tamanho da demanda que o mercado tem atualmente e que se você surfar esta onda pode se dar muito bem! Pois é … está aí a primeira oportunidade para quem:
- É apaixonado pelo Departamento Contábil
- Que não quer trabalhar o resto da vida como funcionário, mas também não quer ter um escritório de contabilidade
- E que deseja empreender na sua área, pois almeja liberdade de horários e liberdade geográfica (Não dou ênfase aqui na Liberdade Financeira pois ela será do tamanho do seu esforço e dedicação).
E aí se identificou?
SIM, é isto mesmo que você está imaginando! Dessa forma você passa a ser Dono do seu próprio negócio! Esta é a “Nova Maneira de Viver a Contabilidade”, você pode empreender na área de atuação que tanto ama, sem precisar necessariamente de ter um escritório de contabilidade! Assim como um Advogado define a sua área de atuação, nós Contadores também podemos escolher ser um Especialista, seja na área Contábil, Trabalhista ou Tributária, ao invés de ser generalista, tendo em vista a complexidade de Leis/ Normas que abrangem nossa profissão.
Entendi! Mas me responde uma coisa: Depois que as contabilidades estiverem atualizadas, aí perderemos nossa função, nossa empresa?
A função que vai deixar de existir num futuro “ um pouquinho distante” é apenas a do “digitador”, ou seja, aquele que lança manualmente a documentação. Mas aquele que concilia, que audita, esse será ainda mais requisitado. Quer ver o porquê?
Para se fazer contabilidade digital é necessário aproveitar os lançamentos que o cliente faz no sistema financeiro que ele utiliza, correto?
Aí eu te pergunto:
Em sua maioria as empresas alimentam o sistema de forma correta, controlando 100% das operações com documentos hábeis?
Você teria coragem de assinar um Balancete apenas com os dados importados do financeiro, sem nenhuma conferencia/ análise?
Pois é, não né! Essa parada aí de “aproveitar os dados do financeiro que a contabilidade já vai estar prontinha”, é para poucos aqui no Brasil, tendo em vista que a grande maioria, infelizmente trabalham na informalidade.
Conseguiu visualizar a segunda onda que você contador pode surfar? Além de realizar fechamento de Balancetes e atuar como consultor ajudando outros escritórios a se organizarem, você pode ensinar Empresários a como Crescer de Forma Sustentável e Organizada, promovendo assim a educação financeira, a qual é fundamental para se ter uma contabilidade mais assertiva e confiável!
Assim sendo, o futuro do profissional contábil está ameaçado se este não fizer nada para transformar sua realidade de hoje no futuro de amanhã!
Já ouviu aquela frase: O que te trouxe até aqui, não necessariamente vai te levar para o próximo nível? Pois bem, assim como o camaleão, nós contadores teremos que ir nos adequando conforme a necessidade do mercado! Vai se dar bem quem souber aproveitar as oportunidades, quem estiver preparado para surfar as ondas!